Vida de cachorro - PetBamboo

Vida de cachorro

Eu tive a honra de conhecer a basset “dona” Maria Beatriz. Ela já tinha muitos e muitos anos quando nos encontramos na porta de entrada do apartamento de Patrícia Favalle: minha amiga, mãe dela e autora do “Diário de Bia”. Fiquei feliz ao ver aquela vovozinha faceira tocando a vida com dignidade e um bocado de luta, é verdade. Mal ela sabia que sua vida de cachorro ia virar romance… 

De longe, acompanhei as crises, internações e momentos delicados e corriqueiros da sua vida de cão idoso. Vi a Paty sofrer, se debater e tocar em frente. Como eu havia passado, recentemente, por tudo aquilo com o meu cocker Cozumel, eu sabia exatamente o que era sentir o peito apertar, ter de lidar com a passagem dos anos e a chegada do iminente dia da despedida. Cuidar de um pet vovô é uma tarefa que exige brio e coragem. É para os fortes!

Um dia, depois de muitos anos de velhice, a Bia se foi. E, certamente, parte da Paty foi junto dela. Veio o luto: dolorido, cruel e necessário. Quando o coração acalmou e a dor tornou-se suportável os sentimentos se transformaram em palavras e a vida da Bia foi passada a limpo. Sua trajetória, do nascimento à morte, virou um livro cheio de ilustrações de Felipe Campos, que mais parecem poesias e o relato, divertido e comovente da sua longa e alegre vida repleta de “humanos” que a amavam sem limites.

Paty deu voz à Bia. E a Bia fala com a gente. Ficamos íntimos dela, lembramos dos nossos próprios cães, rimos alto, enchemos os olhos de lágrimas e no final da história damos um adeus com o peito apertado. Um livro para crianças grandinhas e para adultos que não perderam seu lado lúdico. Uma espécie de filme da Pixar em que a categoria é infantil, mas que fala com quem já virou gente grande. O “Diário de Bia” tem que fazer parte da biblioteca particular de todas as pessoas que entendem o amor entre humanos e cães.

À venda Livraria da Vila.

por Cris Berger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 20 =