Os 5 R’s da Sustentabilidade

Os 5 R's da Sustentabilidade

Se você procurar a palavra “desperdício” no dicionário, ele dirá que é um substantivo masculino com diversos significados; mas o que realmente significa desperdício para a sociedade? Descarte, sem dúvida, vem à mente de muitos, porque em nossa sociedade lixo é lixo, algo que já não consideramos útil ou necessário em nossas vidas.

Os brasileiros estão gerando mais resíduos, mais municípios enviam lixo para lixões, e a coleta seletiva não avança. São dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. O estudo é realizado pela Abrelpe, Associação Brasileira Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, e chegou à sua 15ª edição ano passado.

Por lei, todos os lixões do Brasil deveriam ter sido fechados até 2014, prazo dado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Infelizmente, muitas pessoas não separam os materiais reciclados e continuam gerando lixo, sem consciência nenhuma, em nossas comunidades e oceanos.

Apesar dessas tristes tendências na eliminação de resíduos, podemos encontrar formas positivas de nos envolvermos no ciclo de produção, consumo e desperdício. Os 5 Rs da sustentabilidade podem nos ajudar a distinguir o que é realmente um desperdício e o que não é. Listados abaixo esses 5 Rs para você se conscientizar:

Repensar

O ser humano mudou seu estilo de vida. Tudo deve ser prático, rápido e confortável para si. Mas já pensou que esse consumismo exagerado é uma das maiores causas para a degradação ambiental? E para mudar esse cenário, devemos mudar a maneira que vivemos nosso dia a dia. Antes de comprar algo, pense se realmente precisa daquilo, ou no ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte.

Recusar

Recusar refere-se ao lixo doméstico. Comece sendo proativo ao separar plásticos, papéis, metais, vidro e aterros sanitários. Isso tornará a classificação mais fácil na coleta seletiva e permitirá que você tenha consciência sobre quanto de cada tipo de lixo você gera. Depois, pare de comprar os produtos que não sejam eco-friendly, por exemplo, prefira plástico biodegradável e embalagens recicláveis.

Reduzir

Este “R” sugere reduzir a quantidade e o tipo de produtos que você compra. A ideia é consumir menos, o que resulta em menos desperdício produzido.

Reutilizar

Em vez de jogar fora produtos que você não precisa mais, tente reutilizá-los. Com embalagens, jornais, resíduos de metal ou plástico e um pouco de criatividade, você pode criar produtos artesanais ou peças de decoração. Roupas, móveis e brinquedos que não são mais usados, por sua vez, podem ser doados ou vendidos.

Reciclar

Se o produto não puder ser reutilizado, a melhor alternativa é a reciclagem. Além de ajudar a aumentar a vida útil dos aterros sanitários e não poluir o meio ambiente, a reciclagem reduz o consumo de recursos naturais usados como matéria-prima do processo produtivo comum. Nossas roupinhas, por exemplo, a cada metro de tecido produzido é retirado do meio ambiente 8 garrafas PET e 480g de resíduo têxtil. Já falamos sobre PetBamboo e a Sustentabilidade Ambiental, vale a pena conferir.

 

Sabemos que os 5 Rs da sustentabilidade é um assunto que muitos já leram, mas nunca é demais bater na mesma tecla quando a situação do Brasil em relação ao lixo não muda. O PetBamboo apoia a sustentabilidade, mas também precisamos do seu apoio. Compartilhe com seus amigos nossa pegada verde 

.

Leia também:

6 maneiras de ser um tutor de pet Eco-Friendly

.

Acesse nossa loja online ou visite nosso quiosque no Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *