Por um mundo sustentável - PetBamboo

Por um mundo sustentável

por Cris Berger do Guia Pet Friendly

A Fátima planta orgânicos. Na verdade, ela vende um lindo conceito de vida. Acredita na agricultura urbana. Esta guerreira visionária cai e levanta com a coragem dos destemidos. Ensina-nos a acreditar. Transforma o lixo em luxo. Leva a vida a sério, sem perder a leveza. Sorri, todos os dias, quando chega à sua estufa no Alto da Boa Vista, no Rio. Faz sua parte por um mundo melhor. A Fátima é o nosso “personagem inspiração” de hoje. 

img_6385

Os primeiros 10 anos

Quando teve seus dois filhos, resolveu dar o melhor para eles e isso incluía uma alimentação saudável. Por isso, mudou-se do centro de Petrópolis para a zona rural, pois queria aprender com os agricultores locais a plantar. “Ofereci meu trabalho em troca de ensinamento”. No primeiro momento, seu objetivo supremo era colocar legumes sem agrotóxicos na mesa de casa.  Em um destes encontros da vida, conheceu o chef Paulo Saroba, que a incentivou a plantar minilegumes e brotos. Quando viu, tinha seu primeiro cliente. Logo, deu-se conta de que não precisava de um intermediário para seguir vendendo sua produção. Não guardou para si o rápido aprendizado e incutiu nos colegas de plantio a ideia de ir além e empreender. 

Começar de novo

No verão de 2011, as fortes chuvas da baixada fluminense culminaram na grande tragédia, que devastou vidas e levou morro abaixo 70% da produção da Fátima. O que restou foi dado como perdido. Da noite para o dia, uma década de trabalho desaparecera. Tudo que lhe restava era começar do zero. Não havia nada a fazer. A não ser dar, novamente, o primeiro passo. Investigando o Google Maps, observou que havia uma área descampada no bairro de Itanhangá, entre a Barra e a zona sul do Rio. Foi lá averiguar do que se tratava e descobriu uma pedreira abandonada com uma marmoraria funcionando na entrada. Fátima locou o espaço vazio, que ninguém em sã consciência diria que poderia resultar em algo produtivo. Durante dois anos, removeu o lixo, fez compostagem e reestabeleceu o ecossistema desta região que faz parte da Floresta da Tijuca. 

Os frutos

Por mês, entrega uma tonelada de alimento orgânico plantado nos mil metros quadrados do seu sítio urbano, gera emprego para 12 pessoas e alimenta de forma saudável muitos cariocas. Ensina sua equipe a dar valor a cada alimento, a importância do plantar e sempre diz: “estamos entregando pérolas, não apenas uma cenoura”. 

img_6373

Os caminhos de Fátima

Na sua linda trajetória encantou pessoas e fez amigos. Entre eles estão Claude Troisgros e a Roberta Sudbrack, a chef mais pet friendly do Brasil. E aqui vão duas dicas: o restaurante Roberta SudBrack e o Da Roberta aceitam pets. Pegue seu pet e bom passeio! 

roberta2

Ella e Roberta Sudbrack, a chef mais pet friendly do Brasil

Todos os brotos e minilegumes servidos nos dois restaurantes vêm da horta da corajosa agricultora que afirma com orgulho: “tudo que nos comprometemos a fazer deve ser realizado com excelência”.

img_6374

Fátima e Claude

Os melhores restaurantes e hotéis do Rio compram dela, que também dá palestras em escolas e entrega cestas em domicílios. Toda quarta-feira vende o excedente da semana, por um preço mais acessível, na frente do Da Roberta, no Leblon. Ah, ela também faz hortas nas casas dos seus clientes. Agora, está fazendo uma na residência da Adriana Calcanhoto… 

2 Comentários

  1. Martha disse:

    Parabéns, mais uma nordestina do Ceará, terra onde ninguém sabe realmente onde fica, muitos dizem: aí é do Nordeste então é da Paraíba…. Aqui temos muitos talentos, prova disso é você Fátima que saiu muito cedo de casa pra ganhar uma vida melhor, hoje ganhou o mundo é reconhecida pelo que faz de melhor.
    Parabéns, sinta- se abraçada por todos nós aqui do Ceará.

  2. Cristina dos Anjos disse:

    Fátima,
    E eu pensava que lhe conhecia! Kkk
    Acompanhei um pouco desta época da enchente, de recomeçar!!!
    Quanta coragem, um belo exemplo!!
    Foi crescendo e sempre c muita humildade!
    Que beleza de relato!
    Parabéns, continuo torcendo por vc!
    Que Jesus abençoe sua vida cada vez mais, amiga! Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 2 =