Pedal do bem - PetBamboo

Pedal do bem

Você já olhou São Paulo de cima? Da janelinha do avião? Chegando em Congonhas? É aquele mar de prédios a perder de vista. Imagine que boa parte das pessoas que moram nestes prédios tem carro e lota as ruas com seus veículos automotivos. Resultado: stress, buzinas, poluição e muitas e muitas horas trancadas no trânsito. Isso que eu nem falei dos motoqueiros: são dezenas, centenas que tiram fino dos espelhinhos dos carros, que passam raspando, que mostram a pressa da capital mais agitada do Brasil.

Por isso, quando descobrimos os Courrieros, vibramos! É genial a ideia de uma empresa fazer entregas de bicicleta. O planeta, em primeiro lugar, agradece. Eles, como nós, fazem sua parte por um mundo melhor. A filosofia é apostar na sustentabilidade. À frente da empresa estão Vitor, ex mercado financeiro, e André, ex advogado, que receberam o certificado de Empresa B (B Corp) pelo compromisso com o bem-estar e qualidade de vida dos seus 100 funcionários entre SP e Rio. A turma que faz parte da Courrieros se identifica com o trabalho, gosta e acredita.

Números do bem

E vejam os resultados: de outubro 2012, ano em que a empresa foi fundada, para cá, 6 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. Medindo em árvores: a cada ano, eles salvam 80. A conta é a seguinte: um quilômetro feito de bike representa a economia de 50 a 100 ml de gasolina e 90g de CO2. Com isso, é poupado combustível de fonte não renovável. A cidade “respira” mais saudável. Dados pra lá de curiosos: no evento Intermodal de 2012 onde participam motos, carros, ônibus, helicópteros e bicicletas –  é claro – as bikes chegaram em segundo lugar na categoria rapidez. Perderam, apenas, para os helicópteros. Dá para acreditar? A tendência e a meta da Rio+20 é que em 2030 51% da população se locomova de bicicleta.

Logística

Em SP, os currieros atendem os bairros da Vila Leopoldina, Vila Madalena, Liberdade, Jardins, Moema, Campo Belo,  Jabaquara, Itaim, Vila Olímpia, Vila Mariana, Bela Vista, Centro e Morumbi. O valor varia de R$ 10,00 a R$ 52,00 e as entregas podem chegar até 20 km de distância do ponto inicial.

Eles usam mochilas a prova d’água, cestas, bagageiros, caixas e um pequeno trailer. O mais tradicional é transportarem documentos. Porém, quadros, livros, flores, chocolates, vasos e até pets pequenos já passaram pelas mãos e rodas dos Courrieros.

SP – Rua Lisboa, 69, Jardim Paulista, Tel.: (11) 2538-7921, de segunda a sexta, das 09:00 às 19:00. Rio – Rua Fernandes Guimarães, 91 – casa 7 – Botafogo, Tel.: (21) 3689-3839, de segunda a sexta, das 09:00 às 19:00

por Cris Berger do Guia Pet Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 12 =