10 fatos incríveis sobre o bambu

10 fatos incríveis sobre o bambu

Todos já ouvimos falar sobre o bambu, mas você sabia que essa humilde planta é mais forte que o aço ou que foi usada em uma das primeiras lâmpadas de Thomas Edison? O bambu é uma planta incrivelmente versátil, com propriedades únicas e mais útil do que se pode imaginar.

Nós, do PetBamboo, somos apaixonados por essa planta milenar, e gostaríamos de compartilhar com você esse amor incondicional. Confira aqui 10 fatos incríveis sobre o bambu que encontramos no site Listverse.

  1. Bambu que possui um recorde mundial no Guinness Book

Um certo tipo de bambu realmente detém o recorde mundial como a planta que mais cresce. Este bambu foi capaz de crescer 35 polegadas em um único dia! Isso se traduz em quase 1,5 polegadas por hora. Você poderia literalmente sentar-se lá e ver o bambu crescendo diante de seus olhos. Se isso for colocado em velocidade, ele sai em 0.00002 milhas por hora. O bambu também é capaz de ser muito alto, na verdade, o mais alto já registrado nos Estados Unidos com 20-30 metros e 40 metros na Europa.

Devido à rapidez com que o bambu cresce, é considerado uma das plantas mais renováveis da Terra. Assim que o bambu é colhido, ele imediatamente começa a crescer novamente, tornando-o um material ideal para todos os tipos de uso.

  1. O bambu ajudou Thomas Edison a inventar a lâmpada

10 fatos incríveis sobre o bambu

Muitos de nós já ouvimos falar de Thomas Edison, mas o que a maioria de nós não sabemos, é sobre seu curioso conhecimento sobre bambu. Acredite ou não, o bambu realmente desempenhou um papel importante nas primeiras lâmpadas inventadas por Thomas Alva Edison.

Edison e seus colegas descobriram que uma fibra de bambu carbonizada em uma lâmpada poderia durar mais de 1.200 horas. Até aquele momento, os outros tipos de fibras não duravam tanto tempo. Edison originalmente solicitou uma patente com lâmpadas usando uma fibra de carbono feito de algodão, fio de linho, talas de madeira ou papel. No entanto, eles descobriram que a fibra de bambu carbonizada era o melhor material, o que levou ao início de lâmpadas fabricadas em grande escala no ano de 1880.

  1. O bambu é mais forte que o aço

Quando você pensa nos materiais mais fortes do planeta, o bambu vem à mente? Se não, deveria ser, porque o bambu realmente possui uma resistência à tração maior que o aço. A habilidade do bambu para dobrar, mas não quebrar, é o que lhe dá essa incrível propriedade.

Devido a isso, o bambu está sendo usado para fazer quadros de bicicleta, por conta de sua leveza e força incríveis. Isso também faz do bambu um candidato ideal para substituir o uso da madeira na construção civil.

  1. O bambu é naturalmente antibacteriano

As propriedades antibacterianas naturais das fibras, fazem do bambu um ótimo material para fabricação de roupas. O bambu e o algodão foram testados quanto à quantidade de bactérias que teriam capacidade de matar durante um período de 24 horas, e o bambu matou quase todas as bactérias, enquanto o algodão não matou nenhuma. Os benefícios disso se traduzem em roupas, lençóis, fraldas, toalhas, etc, mais limpas e com menos odor. Isso significa que a lavagem pode ser menos frequente, outra vitória para o meio ambiente. Essas propriedades antibacterianas também são muito atraentes para curativos, inibindo o crescimento de bactérias nocivas nas bandagens.

  1. O bambu é comestível (por pessoas e pandas)

10 fatos incríveis sobre o bambu

Agora que você está armado com o conhecimento de que o bambu é super forte e antibacteriano, provavelmente, ser uma iguaria não vem à sua cabeça, não é mesmo? Errado! Os brotos de bambu são um alimento comum em toda a Ásia, e embora não sejam ricos em muitos nutrientes, os brotos têm pouca gordura e calorias.

Os brotos de bambu também são uma boa fonte de fibra saudável. Eles são cortados da planta quando ainda estão em crescimento, em trono de 6 centímetros de altura, e adicionam um bom volume para a comida.

Os seres humanos não só comem bambu, como também são os principais alimentos do nosso querido panda. Os pandas não comem nada além de bambu, e ainda assim crescem até mais de 200 quilos.

  1. O bambu é um grande produtor de oxigênio

O bambu não só cresce mais rápido que qualquer outra planta, mas produz mais de 35% mais oxigênio do que as árvores de madeira. Verificou-se que o bambu pode absorver até 12 toneladas de dióxido de carbono por 2,5 acres em um único ano.

O bambu pode ajudar a estabilizar a atmosfera do planeta, absorver o excesso de dióxido de carbono e ajudar a combater a mudança climática global. O bambu também ajuda a prevenir a erosão do solo e inundações, devido ao seu extenso e forte sistema radicular. Isto faz do bambu uma das substâncias mais Eco-friendly do planeta.

  1. O bambu é um recurso renovável

O bambu é um excelente substituto para a madeira tradicional das árvores. Ela cresce muito mais rapidamente e pode ser colhida entre um a cinco anos após o plantio. As árvores tradicionalmente usadas para madeira, como o carvalho, podem levar décadas para a colheita e o desmatamento é um dos principais contribuintes para a mudança climática.

O bambu pode reduzir drasticamente nossa necessidade de desmatar e ajudar a salvar o meio ambiente. O bambu também tem usos tão variados, que o fato de crescer tão rapidamente e abundantemente faz dele um material ideal para a fabricação de diversos produtos.

  1. Planta mais versátil do planeta

10 fatos incríveis sobre o bambu

Como já mencionamos, o bambu é ótimo como material de construção, pode ser usado para fazer bicicletas, já foi usado em lâmpadas e muito mais. O bambu está se tornando mais prevalente em roupas, lençóis e casas, por causa de suas qualidades naturais antibacterianas e desodorantes. Ele também tem sido usado como instrumento musical, utensílios de cozinha, alimentos, produtos de saúde e beleza, arte, carros, hardware de computador, equipamentos de pesca, armas, fraldas e muito mais.

O uso do bambu são quase ilimitados, devido às suas propriedades únicas e úteis. As folhas de bambu também são incrivelmente macias e leves, tornando-as uma excelente opção para materiais de cama.

  1. Neutralizador de odores

Existem muitos produtos no mercado que usam carvão vegetal de bambu como ingrediente principal para ajudar a neutralizar odores nocivos.

Esta é uma excelente alternativa ao uso de produtos químicos, velas e produtos de limpeza para desodorizar sua casa, carro ou escritório. O carvão de bambu realmente absorve e retém odores, bem como a umidade, ao contrário dos desodorantes tradicionais, que tentam mascarar o mau odor.

  1. O bambu torna o álcool melhor

10 fatos incríveis sobre o bambu

Na China, alguns fabricantes de licores estão usando troncos de bambu para envelhecer o álcool, no lugar dos tradicionais barris de carvalho.

O líquido é injetado no tronco de bambu e depois deixado para misturar com os sucos naturais do bambu, incluindo a flavona, do tronco e a seiva de bambu. A seiva de bambu é considerada uma medicina tradicional e tem sido usada para melhorar a saúde dos pulmões e como desintoxicante geral.

O bambu também absorve parte do teor alcoólico, que para alguns pode ser um benefício ou um defeito. Assim, o bambu pode ajudar a dar sabor e melhorar as propriedades de saúde das bebidas alcoólicas.

Fonte: Listverse

 

O que achou desses fatos sobre o nosso queridinho bambu? Você sabia dessas informações? Se gostou, acho que você também irá se apaixonar por nossos comedouros feitos de bambu! Eles são ecológicos, práticos e super lindos.

O PetBamboo apoia a sustentabilidade e o bem estar animal, mas também precisamos do seu apoio. Compartilhe com seus amigos nossa pegada verde 

.

Leia também:

6 maneiras de ser um tutor de pet Eco-Friendly

.

Acesse nossa loja online ou visite nosso quiosque no Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *